HISTÓRIA

     Candomblé e Umbanda

    Entrevistado:Nelson

   Idade:69
     Profissão:aposentado
   Religião:cristão

   O que você sabe sobre a escravidão no Brasil?
 
   A escravidão no Brasil durou mais ou menos 500 anos os portugueses traziam os africanos para o Brasil e os faziam de escravos.

   O que você sabe sobre a história da África?

   Não conheço muito mais sei que a África é um país muito explorado.

   Você conhece  alguma religião afro-brasileira?

  Conheço apenas o Candomblé.

  Deuses da mitologia africana 


    Oxalá

    Separou o mundo material do espiritual. Muito respeitado, tanto pelos devotos humanos quanto pelos demais orixás, ajudou Olodumaré a criar o homem e o princípio da vida.

      OxaláOrixaláOrixaguinãGunocô ou Obatalá3 é o orixá associado à criação do mundo e da espécie humana. Apresenta-se de várias maneiras (qualidades) sendo as duas principais qualidades: a forma jovem, em que Oxalá é chamado de Oxaguiã e seus símbolos são uma idá (espada), um pilão de metal branco e um escudo. Na sua forma idosa, Oxalá é chamado Oxalufã e seu símbolo é um cajado de metal chamado opaxorô.


   Xangô

     Senhor dos raios e dos trovões. Durante sua vida na Terra foi rei de Oyó, uma das principais cidades de língua iorubá. Por esse motivo, quando seus filhos o incorporam usam uma coroa.

    Xangô é o orixá dos raios, trovões, grandes cargas elétricas e do fogo. É viril e atrevido, violento e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores. Por esse motivo, a morte pelo raio é considerada infamante. Da mesma forma, uma casa atingida por um raio é uma casa marcada pela cólera de xangô. Xangô é o Orixá do Poder, ele é a representação máxima do poder de Olorum.


Nenhum comentário:

Postar um comentário